Mané Gostoso inspira pesquisa em Limoeiro

                                                                                                     
Em época de industrialização, artesão limoeirense se dedica à produção de objetos populares

As expressões artísticas produzidas na cidade de Limoeiro, no Agreste Setentrional pernambucano, encontram espaço garantido no Galpão das Artes, espaço criado em dezembro de 2000 e que recebeu, há pouco mais de seis meses, o título de ‘‘pontinho de cultura'', atribuído pela Secretaria da Cidadania Cultural, do Minc (Ministério da Cultura). Recentemente, o espaço cultural desenvolveu uma pesquisa sobre a cultura na infância, especificando a presença do brinquedo popular ‘‘Mané Gostoso'' no município.

A identificação com o brinquedo popular acabou transformando o ‘‘Mané Gostoso'' no símbolo oficial do Galpão das Artes. "A iniciativa justifica-se devido o foco ser a ludicidade como pilar principal da instituição cultural que une-se ao artesão Jorge Raimundo, único em Limoeiro que confecciona o brinquedo", explica o produtor cultural Fábio André. Para apresentar o resultado da pesquisa e outras atividades desenvolvidas, o Galpão promove, nesta terça-feira (20), um evento que vai reunir centenas de pessoas de Limoeiro e outras cidades da região.
 
VANGUARDA marcará presença no evento, com um estande onde serão distribuídos exemplares do periódico entre os participantes. Na ocasião, o jornalista Fernandino Neto, que representará o jornal, também vai expor, em primeira mão, um banner com a capa de seu livro "Prazer em Conhecer: biografia da premiada atriz pernambucana Prazeres Barbosa", que será lançado em setembro nas cidades de Caruaru, Arcoverde, Garanhuns, Limoeiro e Recife, num circuito promovido pelo Sesc Pernambuco.

A programação desenvolvida pelo Galpão das Artes conta com apoio do Sesc Ler Surubim e terá atividades pela manhã, a partir das 9h30, e à noite, começando às 19h30. Haverá exposição, contação de história e exibição de uma reportagem produzida pela TV Globo Nordeste, veiculada em 5 de junho. A iniciativa é também uma oportunidade para crianças carentes, que encontram, através da arte, alegria e esperança. O Galpão das Artes atende 25 crianças que, através do brinquedo simples e colorido, mantém contato com o teatro, a literatura e o cinema.

Uma vez por semana, os pequenos comparecem ao local para brincar e aprender. Em uma das salas, o artesão Jorge Raimundo produz os bonecos que simbolizam o local: o ‘‘Mané Gostoso''. "Eu entristeço porque as crianças de hoje em dia não tem a alegria que nós tínhamos. O pião, o carrinho de lata, que quebrava e a gente ajeitava. Hoje, o brinquedo industrializado quebra. O cara já compra outro. Com o ‘Mané Gostoso', a própria criança pode usar a imaginação e consertar novamente", explica o artesão.


Texto do jornalista Fernandino Neto do Jornal Vanguarda de Caruaru, no dia 17 de julho

2 comentários:

Jamile disse...

Mané gostoso é um brinquedo divertido pra todas a idades. Brinquei muito quando criança e ainda dou boas risadas com ele.

Jamile - Olinda Pe.

Márcia Fernandes disse...

Moro em São paulo e adoro esse brinquedo, o Mané Gostoso. No entanto agora só tenho dois comigo e estou procurando para comprar, os mais variados. Tenho um de Pernambuco e outro de Sergipe. Como faço para comprar? Vi no Mercado Livre, creio que são produzidos por vocês.